Timidez tem cura?

Timidez tem cura? É possível perder a timidez?

O grande desafio para muitas pessoas é saber se expressar bem diante das pessoas. E o que fazer se você é tímido(a) ou tem muita insegurança ao falar em público?

Quando criança era extremamente tímido e sempre evitei me expor. Eu me lembro que era um tormento, mesmo em situações corriqueiras como cumprimentar as pessoas, ir à festa de parentes, responder a chamada de presença na escola, ir a restaurantes, andar pelo shopping, etc.

Eu sinto que a grande virada para me sentir mais autoconfiante foi durante a adolescência, o esporte que me ajudou muito. Fui atleta de natação e, ainda que seja um esporte individual, o fato de treinar e competir constantemente, me levava cada vez mais pela superação de limites. Acredito que ter feito uma atividade que eu gostava muito, também me ajudou a controlar o medo de me expor, ou seja, a vontade de vencer e curtir o que eu fazia era maior que o medo.

O tempo foi passando e, por algum motivo, o teatro me conduziu para as artes. Até então, nunca tinha feito nada de atuação em teatro, eu fazia somente os cenários das peças escolares, pois não era necessário falar em público. Na adolescência fui pela primeira vez assistir a uma peça teatral em São Paulo, numa excursão escolar e me apaixonei pelo teatro, mas jamais imaginaria que poderia estar no palco, isto seria impossível para mim.

banner-teatro02.jpg

Depois de adulto, já formado em marketing e trabalhando, sempre aparecia alguma situação para falar em público e eu sempre procurando me esconder ou evitar a exposição. Certo dia, me deu vontade de fazer algo diferente na vida, algo especial e “do nada” me deu vontade de fazer aulas de teatro. Em uma semana pesquisei na internet e comecei um curso básico. Cada vez mais fui gostando das aulas e me dedicando a estudar a arte da interpretação e do teatro. Fiz algumas peças e aprendi a lidar com as situações em que eu precisasse me expor ou falar em público. Era uma negociação interna comigo, sabia que para dar vida a uma personagem, a vergonha que eu sentia não ficaria bem em uma apresentação. Quanto mais praticava, mais eu me entendia. 

Os anos se passaram, eu me formei como ator profissional, participei de peças, musicais, filmes, comerciais de televisão... até chegar a algo que jamais imaginaria fazer: novela global. A criança tímida da época da infância, escolheria qualquer coisa na vida para fazer, menos ser ator da TV Globo. Pois é, quem diria! A minha primeira novela foi na Globo, foi uma novela das 19 horas. Depois vieram outras produções e cada vez mais aprendendo a me conhecer e a lidar com as minhas inseguranças. Além de ator, já fui apresentador de TV, repórter e hoje também sou roteirista e produtor.

CURSO DE ORATÓRIA

Talvez você queira me perguntar: você deixou de ser tímido? Ao longo de mais de 40 anos de vida, o que eu posso dizer é: ser tímido faz parte da minha identidade, da minha essência. Eu acredito que a ansiedade, o nervosismo, o medo de falar em público é algo que sempre vai me acompanhar, mas eu aprendi a lidar com estes sentimentos. Eu não acredito que timidez tenha “cura”, afinal não é uma doença.

Em determinados momentos ou situações, a exposição será inevitável, e eu não preciso ser outra pessoa ou me tornar algo que eu não sou para fazer isso. Eu tenho conhecimento de meus limites e sei até aonde eu posso ir sem me agredir internamente. Ter autoconhecimento ajuda a ter uma visão geral de mim como pessoa e a trabalhar e fazer ajustes para continuar a minha jornada, seja fazendo uma novela, uma peça, participando de entrevistas, conduzindo um programa de televisão, fazer uma reunião, ministrar uma palestra, entre outros.

O mais importante, para quem sente timidez como eu, é lembrar que isto faz parte de cada um de nós, mas podemos aprender através de técnicas, práticas e autoconhecimento, a lidar com nossas inseguranças para nos expor com mais tranquilidade, confiança e resultado. 

por Marcos Miura - ator, publicitário, roteirista

 

banner-artigo-02.jpg

Receba nossa Newsletter